Atividades de Extensão

Extensão: Teoria e Prática

Visa-se a formação dos petianos sobre formas de extensão acadêmica, metodologias, áreas temáticas e linhas programáticas. Discussão, no grupo, sobre aspectos de extensão que estiveram presentes nas atividades desenvolvidas, em 2016, pelos petianos do grupo. Integração dos acadêmicos a projetos e/ou programas de extensão da UFSC, levando em conta a área de formação de cada petiano e seus campos de interesse.

Objetiva-se:

  • Repassar aos novos petianos conhecimentos acerca das formas de extensão acadêmica, metodologias, áreas temáticas e linhas programáticas, visando prepará-los para atuação em projetos/programas de extensão. Objetiva-se também aprofundar o conhecimento dos membros do grupo sobre \’o que é a extensão universitária\’ e seu impacto na trajetória acadêmica dos alunos e das comunidades;
  • Integrar os petianos em projetos e/ou programas de extensão da UFSC, preferencialmente relacionados a sua área de formação e, idealmente, dentro de um projeto específico do qual todos possam participar (mesmo considerando a diversidade dos cursos de origem dos alunos). As atividades de extensão relacionadas ao Projeto Rondon serão usadas com piloto para testar a viabilidade dessa ação. Para tanto é sugerida uma  atividade intitulada “Extensão: Projeto Rondon” que visa a integração dos petianos no Projeto Rondon, considerado um dos maiores projetos de extensão universitária do Brasil.

Dentro das atividades relacionadas ao Projeto Rondon, objetiva-se:

  1. Desenvolver com os petianos propostas de projeto em resposta aos editais do Ministério da Defesa (geralmente 2 editais por ano) para participação nas Operações do Projeto Rondon.
  2. Elaboração de oficinas a serem oferecidas nas Operações do Projeto Rondon levando em consideração as áreas de formação dos petianos.