Atividades de Formação
EMail

Visando alcançar uma das metas nacionais relativas aos grupos PET Conexões de Saberes, tem-se:  a formação acadêmica dos estudantes, de origem popular participantes do Programa, como pesquisadores e extensionistas para que possam atuar de forma qualificada, do ponto de vista social e técnico-científico, em diferentes espaços sociais, nas comunidades populares e na universidade. O grupo atua em diversas frentes:

  • Em parceria com o Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da UFSC, busca-se que cada petiano curse pelo menos um semestre de língua estrangeira, sem ônus. A escolha da língua é de caráter individual e o nível que deverá cursar será decidido pelo DLLE, através de teste de proficiência.
  • Em parceria com o Projeto de Apoio Pedagógico da UFSC ou com verba própria do PET, os bolsistas terão a oportunidade de participar de formação em produção textual com o objetivo de aprimorar seu modo de redigir textos acadêmicos e científicos.
  • Os petianos serão incentivados a participarem de seminários, congressos, conferências e outros eventos que estejam ligados a sua área de formação, ocorrendo, na medida do possível, financiamento.
  • Prevê-se também a participação dos bolsistas e do tutor em eventos do PET de caráter local (como o InterPET), regional (como o SulPET) e nacional (como o ENAPET).
  • Se ocorrerem eventos denominados Conexões de Saberes, de caráter regional (como o Encontro dos Conexões de Saberes da Região Sul) ou nacional (como o Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes), a participação dos alunos será priorizada.
  • Visando dar suporte às pesquisas, ocorrerá formação interna no grupo, com as temáticas: coleta, descrição e análise de dados, através do estudo individual de capítulos específicos de livros disponibilizado pelo tutor, seguido por discussões em subgrupos e encontros do grupo para as discussões finais e encaminhamentos relativos às pesquisas em andamento.

A extensão para outros alunos da UFSC, dos conhecimentos adquiridos nessas atividades e dos resultados das atividades de pesquisa e de extensão, ocorrerá tanto em apresentações de trabalho em disciplinas curriculares como em seminários específicos para tais fins. Prevê-se a realização de um Seminário Local, aberto ao público, gratuito e realizado na UFSC, com o objetivo de propiciar espaço para discussão de temáticas associadas ao Programa. Este grupo participará da SEPEX – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, propondo um stand com atividades associadas às temáticas do Programa.