Eventos Realizados

• Palestra Assédio Sexual na Universidade

O Coletivo Feminista da Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conjuntamente ao PET -Conexões de Saberes sob direção das petianas estudantes de Ciências Sociais Raquel e Diane promoveram a palestra ‘Assédio Sexual na Universidade’, no dia 11 de outubro de 2018, das 19h30 às 21h30 no auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) com o convite das palestrantes advogadas Iris Martins e Isadora Tavares.

O evento aberto à comunidade teve como intuito informar e empoderar todas e todos sobre o assédio sexual que é, por lei, uma violência.

• Roda de Conversa: Discutindo a Saúde Mental dos Universitários

Com o setembro amarelo os petianos Felipe (Medicina), Larissa (Medicina) e Bianca (Psicologia) desenvolveram o presente projeto que se concretizou no dia 05 de setembro de 2018 com o intuito de aprofundar a discussão diante de tal problemática pertinente no âmbito universitário. Com ênfase na saúde mental, contamos com a presença do ilustríssimo Dr. Fábio Villar, médico psiquiatra e psicoterapeuta junguiano, formado em medicina pela Faculdade de Medicina da USP e com residência no Instituto de Psiquiatria da USP. O debate suscitou grande adesão de estudantes dos diferentes cursos da UFSC e inclusive estudantes advindos de outras universidades, destacando a participação do tutor do PET de Educação Física – CDS, professor Edgard Matiello Jr!

Assim, reiteramos nosso muito obrigado e que esse enriquecedor espaço tenha fomentado significativas reflexões, diante da importância da discussão de tal tema no contexto atual da universidade.

• Feminismo em Debate: A crítica de Camille Paglia

O grupo de estudos A/cerca de Nós Mesmas, que visa discutir as problemáticas ambiguidades que atravessam as questões de gênero e suas intersecções, classe, raça e sexualidade e conta com a participação da petiana Raquel, produziu um espaço com o propósito de debater e ampliar reflexões acerca da narrativa construída pelo pensamento de Camille Paglia e sua crítica aos feminismos do século XXI no dia 17 de novembro de 2017. O evento, realizado no Instituto Arco-Íris no centro de Florianópolis, contou com a participação da jornalista e ativista Clarissa Peixoto, idealizadora do Portal Catarinas e da professora doutora Janyne Sattler, da UFSC.

• Empreendedorismo Consciente: como gerar impacto social e ter lucratividade?

Muito se ouve falar sobre empreendedorismo, no entanto, pouco se escuta a respeito do Empreendedorismo Social. Este ramo dos negócios aos pouco conhecido e vêm crescendo cada dia mais no país, e foi pensando nisso que, os petianos Jadson, Bianca e Filipe deram um passo a frente e, com a ajuda de outros estudantes de graduação da universidade, organizaram um evento, realizado dia 20 de setembro de 2017, com o intuito de disseminar o conhecimento a respeito do tema e despertar o lado empreendedor social na comunidade UFSC. Seis palestrantes de peso marcaram presença: Larissa Kroeff do Meu Copo Eco, Ralf Toenjes da Ver Bem,  Gabriel Longo da Recicladora Urbana, Leonardo Zambaldi do I do Code, Bruno Evangelista do Social Good Brasil e Eduardo Maneira da Semente de Negócios.