Histórico deste PET
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A UFSC possui três PETs Conexões de Saberes, que iniciaram suas atividades em dezembro de 2010, cada um com seu tutor.

 

O PET Conexões de Saberes: comunidades populares urbanas foi tutoriado pelo prof. Gilson Braviano até novembro de 2106, a partir desta data pelo prof. Edmilson Rampazzo Klen, atua na temática Ações Afirmativas de Acesso e Permanência ao Ensino Superio, com foco em alunos de origem popular. Ele se originou do Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares, que funcionou na UFSC entre os anos de 2006 e 2011, tendo sido, inicialmente, desenvolvido pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD/MEC (que se transformou em SECADI, onde o último i significa inclusão), junto a Instituições Públicas de Ensino Superior, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. No modelo PET, este grupo passa a ser gerido pela SESu (Secretaria de Educação Superior do MEC).

 

O objetivo do Programa continua sendo assegurar a permanência dos estudantes de origem popular, mediante a consecução dos seguintes objetivos:

  • Ampliar a relação entre a universidade e os moradores de espaços populares, assim como com suas instituições;
  • Criar estruturas institucionais e pedagógicas adequadas à permanência de estudantes de origem popular na universidade e à democratização do acesso ao ensino superior;
  • Aprofundar a formação dos jovens universitários de origem popular como pesquisadores e extensionistas, visando sua intervenção qualificada em diferentes espaços sociais, em particular, na universidade e em comunidades populares; 
  • Coletar, sistematizar e analisar dados e informações sobre a estrutura universitária e as condições de acesso e permanência dos estudantes universitários de origem popular nos cursos de graduação;
  • Estimular a formação de novas lideranças capazes de articular competência acadêmica com compromisso social.

 

Agregam-se a esses objetivos aqueles inerentes ao Programa de Educação Tutorial.