Saudações Rapsiais: Loucura não se prende!
Na semana passada aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Ponta do Coral a oficina “Coral das Expressões”, uma atividade que compõe a Semana da Luta Antimanicomial, em referência ao dia 18 de maio, data instituída em luta pelo fim dos manicômios. A semana foi construída coletivamente e contou com a participação do petiano estudante de psicologia Mateus F. Amorim.
A comunidade CAPS nesse dia usou a arte como expressão da loucura, dos sentimentos e dos afetos, ressignificando e colorindo o espaço.
A existência dessa data reafirma o dever da sociedade brasileira de seguir em luta não apenas pela defesa da Reforma Psiquiátrica e a construção de uma sociedade sem manicômios, físicos e simbólicos, mas também com a valorização e defesa do SUS e por uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que efetive o cuidado em liberdade, territorial, antirracista, anticapacitista, antiproibicionista, contracolonial, construído junto aos usuários, familiares, trabalhadores e movimentos sociais.
Que o dia 18 de maio continue fortalecendo a luta por uma política de saúde mental que cuide e respeite a dignidade, a autonomia e os diferentes modos de ser e existir da vida humana.