Astrominas #EmCasa: UFSC participa de projeto de aproximação de alunas do Ensino Médio à ciência
Criado em 2019 por mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP) e outros institutos da área de exatas, o projeto Astrominas (https://sites.usp.br/astrominas/astrominas-2020/) se propõe a facilitar o acesso de jovens alunas à universidade, estreitando o contato dessas com mulheres cientistas e desconstruindo a ideia de que as ciências exatas não são para meninas. Em 2020 a realização do Astrominas é 100% online.
O evento deste ano iniciou dia primeiro de junho e se encerra em 3 de julho, com a participação de 600 alunas do ensino básico, com atividades de segunda a sexta. Com aulas de Astronomia, Matemática, Física, Geociência e Astrobiologia, os temas também são desenvolvidos com experimentos, murais, palestras, conversas e debates sobre a vida acadêmica do ponto de vista feminino.
A estudante de Física na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Anna Monn, é uma das cientistas que acompanha as meninas participantes em todas as atividades. Ana é bolsista no Programa de Educação Tutorial – PET Conexão de Saberes, e representa no Astrominas o Projeto CITRUS (Centro de Inovação Artística e Científica) que tem como um dos seus desafios democratizar o acesso ao conhecimento científico.
O projeto CITRUS, coordenado pela Dra. Alexandra Augusta Pereira Klen, conta com a parceria da UFSC através do NIIDE-U (Núcleo Interdisciplinar de Inovação em Design Universal) e do PET Conexões de Saberes tutorado pelo Proferros Edmilson Rampazzo Klen.
Astrominas #EmCasa: UFSC participa de projeto de aproximação de alunas do Ensino Médio à ciência